sábado, 19 de setembro de 2009

Os quebra-cabeças da Politik. Ou seria Xadrez? parte II


BLOG DO U: As conversas com meus botões continuam o tucano Gabriel Chalita está entrando no PSB. Essa é a informação conhecida. O bastidor é mais apimentado, pois ele é o queridinho do Alckmin.
Em procura pelos blogs de política, cheguei a algumas resposta para a briga interna do PSDB e reviravolta que pode dar internamente. E quem está de olho na briga e muito interessado no resultado é o pemdebista Oreste Quércia, afinal pode sobrar para ele a pior parte que é ficar fora de uma legenda para o senado.

Chalita conversou reservadamente com Aécio Neves para receber a benção do tucano mineiro a respeito da troca da canoa tucana pelo PSB paulista. Foi abençoado. Bateu o martelo com o principal cacique do PSB, o governador de Pernambuco Eduardo Campos.

Geraldo Alckmin tem em Chalita um de seus mais fortes puxadores de votos na região metropolitana da capital paulista.

Alckmin esboçou no final de 2008 um desejo de ele próprio pular para o PSB. Não deu certo. Lula não se animou em vê-lo num partido de sua base. O petista detesta Alckmin. Credita ao tucano alguns ataques que considera além do aceitável na disputa presidencial de 2006.

Mesmo assim, Alckmin estava determinado a sair do PSDB no final do ano passado. Achava que não teria espaço no partido para ser candidato a governador em 2010, pois não se dava com José Serra.

Por essa razão o próprio Serra ficou com medo de ter um candidato como Alckmin fora do PSDB em 2010. Trouxe Alckmin para seu secretariado estadual e acorrentou o antigo adversário à sigla.

Alckmin sabe o que se passa. Não tem mais como sair do PSDB. Resolveu então mover peças importantes no tabuleiro de 2010. Se Serra acabar mudando de ideia (e como sempre faz), mais adiante e não deixá-lo ser candidato ao Palácio dos Bandeirantes, Alckmin terá uma excelente opção dentro do PSB para apoiar na disputa pelo governo estadual paulista: Gabriel Chalita.

Ainda mais agora que Aécio Neves também está ciente da estratégia e já deu sua benção para a entrada de Chalita no PSB.
Como se observa, o jogo entre os tucanos ainda está longe de ser um jogo jogado.

Sem comentários: