sábado, 2 de maio de 2009

NÓS TRATAMOS NOSSO ESGOTO, E A SABESP DA GESTÃO KASAB QUE FAZEM?


BLOG DO U: Morador paga, mas esgoto vai para o rio. Desconfiados, moradores da zona leste fizeram o teste e descobriram que não há tratamento.
Moradores do bairro Jardim Nélia, na zona leste, descobriram que pagam por um serviço público que não têm. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) cobra pela coleta e tratamento de esgoto e despeja tudo no Córrego Itaim. Revoltados com o valor das contas que chegam todo mês, os moradores resolveram testar o serviço para cobrar uma solução.
Despejaram tinta branca no vaso sanitário de uma das residências do bairro e, depois da descarga, correram para o rio. “Para nossa surpresa, a água começou a ficar branca”, disse o presidente da Associação de Moradores do Jardim Nélia, Joãoberto da Silva Neto. “É um absurdo a gente pagar para poluir nosso próprio bairro”.
A própria Sabesp admite que o esgoto é coletado e jogado no córrego. Em nota, a assessoria de imprensa da companhia informou “ainda não existe um coletor-tronco neste trecho”. Com o coletor, seria possível levar o esgoto para a estação de tratamento.
Na primeira fase do programa Córrego Limpo, entre março de 2007 e março deste ano, 28 córregos foram despoluídos e a previsão é de que outros 58 sejam recuperados até o segundo semestre de 2010, com um total de R$ 440 milhões.
“Ao mesmo tempo que investe, a Sabesp agrava a situação. Basta saber que nem 20% do esgoto coletado passa por um tratamento”, disse o engenheiro Julio Cerqueira Cesar Neto, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Cerqueira aponta a necessidade de revisão da cobrança do serviço feita pela companhia. “Para ela ter direito a esse pagamento, tem que fazer coleta, transporte e tratamento”.
Em novembro, o JT mostrou que a Sabesp despeja esgoto in natura em 6.670 pontos de rios e córregos da Região Metropolitana.
Porto Feliz está fazendo sua parte com um investimento de mais de R$ 15,00 milhoes de reais no tratamento de seu esgoto e tratara 100%.
Quando me deparo com notícia deste tipo relatado acima me dou conta do que a direita fez para nosso país são 16 anos de governo demotucano e mais de 50 anos de atraso na estrutura de São Paulo.
Temos que propor novos modelo de desenvolvimento para nosso estado e para nossa cidade de São Paulo


Sem comentários: