domingo, 3 de maio de 2009

A criminalidade é a pior notícia de Serra


BLOG DO U: O aumento da criminalidade em São Paulo e, especialmente o recorde do número de roubos e maior incidência de latrocínios, é a pior notícia de toda a gestão do governo Serra.

A notícia é muito pior do que os indigentes indicadores revelados, há duas semanas, das escolas estaduais, que não demonstraram evolução, mas também não pioraram.

Não só parou de cair, mas como subiu a taxa de homicídios, depois de uma queda desde 1999, e o governador vem com medidas conservadoras para tentar reverter os números umas delas e a mais polemicas de todas a construção de 42 presídios distribuídos pelo Estado de São Paulo.

O governo explica que uma das razões pode ser a crise econômica, que aumentou o desemprego. Até agora, porém, a explicação oficial para a redução da violência era a eficiência policial. O que sempre se questiona, por vermos que existiam também ações na comunidade, influências demográficas e ampliação da escolaridade além é claro da distribuição de renda quem vem aumentando no governo de Lula.

Nesse momento em que a curva muda, o problema, na visão do governo estadual, é mais externo do que interno. Pode, em parte, ser verdade. Mas não cola.

Se não mudar rapidamente esses números, Serra deixará o governo, arranhando uma das maiores conquistas sociais não só de São Paulo, mas também do Brasil, é a redução da violência. E será não por uma questão econômica, mas de gestão.

Sem comentários: