quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Plano de Mata Atlântica será lançado até fevereiro

BLOG O MURAL:

A Sema mapeou 2.537 fragmentos dos mais significativos do município


Para intensificar ações de preservação e poder receber recursos federais específicos do bioma, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Sorocaba deve lançar até fevereiro deste ano o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica. O documento traz um mapeamento com 2.537 fragmentos dos mais significativos do município, para que este ano sejam alvo de iniciativas como criação de parques e negociação com particulares para torná-los reservas protegidas.

A titular da Sema, Jussara de Lima Carvalho, cita que a cidade possui menos de 17% dos seus 449,8 km2 de área compostos por vegetação natural, sendo 1,5% do território de áreas protegidas. Essa vegetação é composta principalmente por dois biomas, já que Sorocaba está em uma região de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado. "Queremos ser o primeiro município a implantar o Plano Municipal de Mata Atlântica", diz Jussara, que complementa informando que o levantamento do plano foi feito em parceria com universidades do município, por meio de pesquisas científicas. 

Ela comenta que não há um número exato de área total dessa vegetação, por ser muito fragmentada, mas acredita que a maior parte desses locais são de propriedade particular. Nessas áreas a Prefeitura deve negociar com os donos a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), que ainda não existem na cidade e serão feitas por meio de um convênio com o governo do Estado. 

Já as áreas públicas serão analisadas, de acordo com Jussara, para que sejam protegidas por meio da criação de parques, à semelhança do Parque Municipal Corredores de Biodiversidade. No início eles não devem ser abertos ao público, mas a Sema já prevê visitas monitoradas, com trilhas pela mata. 

Unidades de preservação 

Dois desses fragmentos de Mata Atlântica, já preservados, são a Unidade de Preservação Governador Mário Covas, com 500 mil metros quadrados (50 hectares) no bairro Cajuru, e o Parque Natural dos Esportes Chico Mendes, com 155,6 mil metros quadrados (15,5 hectares), no Alto da Boa Vista. Jussara cita que esses dois parques foram considerados, respectivamente, a primeira e segunda áreas mais importantes da cidade do ponto de vista ecológico, em estudo feito pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), campus Sorocaba. 

Por meio desse mapeamento da vegetação da Mata Atlântica, também é possível identificar quais são os fragmentos mais vulneráveis. "Uma das técnicas para essa verificação é o formato das áreas. Se o fragmento for circular, é mais preservado, já se o formato for mais alongado, está mais vulnerável", afirma a secretária. Antes de ser lançado, o plano municipal passará por aprovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Condema), sem necessidade de aprovação da Câmara de Vereadores.

Classes dos fragmentos de Mata Atlântica identificados pelo plano municipal :

Tamanho


Quantidade de fragmentos
0 a 5 hectares (ha)*
2.275


5 a 20 ha


200
20 a 60 ha


42
60 a 120 ha


13
120 a 315ha


7
*1 hectare corresponde a 10 mil metros quadrados

Sem comentários: