quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Falta de bom-senso! Mas não é no futebol, e sim, na educação.

BLOG O MURAL: O Rafael é um velho amigo e profissional na mesma área que a minha, educação, ele leciona história na cidade de Iperó, mas é um atento cidadão porto-felicense, pois mora na cidade. E ele me pediu para publicar um texto sobre as mudanças na estrutura administrativa. O qual faço com maior prazer, segue o texto:
Falta de bom-senso
Dia 25/11, na última sessão de Câmara, constatamos o quão a atual gestão precisa rever suas posturas, no sentido de gerenciar a cidade de Porto Feliz com mais eficiência. O atual prefeito solicitou aos vereadores que aprovassem no dia citado, a seguinte mudança administrativa: A Coordenadoria de Turismo sairia da Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável e passaria a integrar a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, e passando assim a denominar-se Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Turismo. Além disso, o setor de Urbanismo sairia da Secretaria de Obras e atrelar-se-ia na atual Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável.
Sobre a questão Turismo-Educação.
Entendemos que a coordenadoria de Turismo estaria muito melhor inserida na Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável, afinal sabe-se que o setor econômico que mais cresce (ou um dos que mais crescem) no planeta é esse setor, gerando muitos empregos e renda para a população. Ou seja, questões pertinentes à Secretaria que estamos citando.
Também não entendemos o porquê do setor de Turismo atrelar-se à Educação. A área educacional pode e deve atrelar-se à Cultura e Esportes, caminhando juntos, mas o Turismo....bem...pensamos ser algo inviável.
Alguns vão questionar: Rafael, e o turismo educacional? 
Isso é um aspecto do Turismo, assim como Turismo Ecológico, Rural, Religioso, etc. Ou seja, é uma faceta desse setor e pode ser perfeitamente realizado na Secretaria que atualmente em que se encontra.
Quanto a ida do setor de Urbanismo na pasta de Desenvolvimento Social e Sustentável. Ainda estou refletindo em que aspecto o setor de urbanismo pode auxiliar melhor na pasta de Desenvolvimento do que em Obras. Partilhamos da opinião que essa área poderia ser mais útil na pasta onde está (Obras), pois já possui estrutura para tal. Não sabemos até que ponto é benéfico à cidade essas mudanças repentinas e sem planejamento.
"Como você afirma isso, Rafael?" Simples. Os vereadores já aprovaram o orçamento da cidade para 2.014. Até onde entendemos, esse orçamento não contempla a proposta de mudanças administrativas que estamos estudando. Sem dúvida, isso demonstra que há grande falta de planejamento administrativo na presente gestão. É rir para não chorar.
Resumo da ópera. 
A maioria dos vereadores não apreciaram a proposta. Tanto a bancada petista como tucana foram concordes em observar o contra-senso do projeto ora em votação. Observem o fato: para petistas e tucanos convergirem entre si, é que a proposta foi muito equívoca... Senhor prefeito, senhor prefeito! Hora de rever suas posturas, não? Situações assim demonstram que o batelão pode estar à deriva...Finalmente. Como se vê, discordamos frontalmente do atual prefeito nessas questões e iremos munidos de argumentos sólidos, nos opor, indo às próximas Sessões de Câmara (05/12), a fim de exercer nosso papel de cidadão, fiscalizando os atos do Executivo e Legislativo, respectivamente.
Abraços.
Rafael kerche do Amaral/Porto Feliz/SP.




Sem comentários: