terça-feira, 3 de dezembro de 2013

As capitanias modernas...



BLOG O MURAL: É preciso prestar absoluta atenção ao que acontece a nossa volta. As vezes, a história está sendo escrita bem ao nosso lado, mas a pressa em chegar em casa a tempo da novela, a preocupação com a tabela do campeonato, ou os reais problemas do dia a dia de qualquer trabalhador nos fazem passar direto, sem perceber nada do que está acontecendo.


A mídia moderna nos poupa do trabalho de pensar. Já reparou como agora exitem anlistas e comentarista pra tudo? Assistir o futebol no estádio pra quem não está acostumado é completamente estranho. Sim porquê não tem o Arnaldo para dizer se isso pode ou não.

E o julgamento da AP 470. Assistir sem um comentarista/jurista narrando, interpretando e antevendo os próximos passos da ação não tinha graça nenhuma. Não sei se pra todo mundo é assim, talvez eu seja mesmo lento. Mas eu sempre preciso de algum tempo, mesmo que seja uma fração de segundo, pra processar uma informação. As vezes preciso de mais que isso. Mas se vem o desgraçado do analista e me conta a resposta primeiro, como é que eu fico? Bom, fico sem raciocinar, a não ser que eu seja um chato de um crítico, aí posso até chegar a conclusão de que o STF não é uma terra de anjos, ali também se erra.

Do que mais me lembro, de narrativas desnecessárias e que só servem a quem tem preguiça de raciocinar, foi daquele 11 de Setembro, do ataque às Torres em NY. As imagens mostravam tudo. Um avião se chocava ao vivo para o mundo inteiro com um imenso arranha-céu. E precisava de alguém narrando isso? Seria possível algum analista me explicar exatamente o que estava acontecendo naquele momento?

Pois já faz tempo que abri mão dos analistas. Minhas convicções são formadas pelas minhas experiências e as minhas verdades eu concluo, não recebo prontas de ninguém. Não me exponho ao ridículo de confundir programa de humor com jornalismo. Aliás, não acho graça nenhuma nisso.

Sem comentários: