quinta-feira, 12 de julho de 2012

Sorocaba: Região é motivo de debate sobre investimentos entre autoridades e deputado

Divulgação
BLOG O MURAL: Sábado, 30 de junho, autoridades de mais de 18 cidades do interior – como Votorantim, São Roque, Araçariguama, Salto, Itu etc - estiveram reunidos em Sorocaba (SP). Tudo para discutir investimentos e projetos futuros governamentais na companhia do deputado Hamilton Pereira, considerado defensor e incentivador do desenvolvimento do interior. Representando Porto Feliz, participaram o vice-prefeito Júlio Bronze (PT) e o vereador Urias de Oliveira (PT).
Urias explica que o tema tratado foi sobre a criação de uma Região Metropolitana de Sorocaba, fazendo uma comparação com o Aglomerado Urbano, avaliando-se os prós e os contras do projeto. “O que o governador Geraldo Alckmin propõe é a criação do AU, e nele a única vantagem seria uma subconta em um Fundo de Desenvolvimento das aglomerações. Já o que o Hamilton defende é a criação da RM, onde, além ser uma entidade autárquica, teríamos o Fundo de Desenvolvimento de Região Metropolitana, financiamentos em planos, projetos e programas e serviços e obras de interesse da região. Até a inclusão de um programa que financie tais serviços e obras”, diz.
PAC
Assim como no governo do ex-presidente Lula, continuado com a administração de Dilma, o Brasil conta com o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), que destina recursos propulsores do desenvolvimento econômico. E por que citamos esse programa aqui¿ Há uma explicação para isso: quando as regiões se unificam, disponibiliza-se verba para investimentos em regiões, por exemplo, o Minha Casa Minha Vida, que no início do ano, mais de 30 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba foram beneficiadas. Com a junção de Sorocaba a outras cidades, esse sistema passa a compor o cronograma de investimentos do governo.

Confira então, a diferença entre a criação de um Aglomerado Urbano e a Região Metropolitana:

 Divulgação

Sem comentários: