terça-feira, 8 de junho de 2010

Quem é este 5% do contra?


foto ilustrativa (google)

BLOG DO U: O tema do Parque Temático vale uma pesquisa em profundidade, uma tese acadêmica ou mesmo uma capa de Jornal de mídia nacional. Quem São este portofelizencese? Eles representam que porcentagem do nosso município?

Entra projeto, sai projeto, acontecem obras e começam se novas obras e eles estão sempre lá do mesmo tamanho. São os que consideram o governo Maffei ruim ou péssimo. -A aprovação do governo pode variar entre 65% e 80%, conforme medições de acompanhamento- Os restantes ficam na categoria regular e, invariavelmente, temos os 5% de insatisfeitos com os rumos de Porto Feliz, tanto faz o que esteja acontecendo naquele momento de bom ou ruim na cidade.

Quem são eles, onde vivem, o que fazem, o que pensam? Já que ninguém se atreve a investigá-los, disponho-me aqui a encontrar algumas respostas sobre o perfil deste minoritário, que não mudam de opinião, mesmo remando contra a maré.

Mais do que um posicionamento político-partidário ou mesmo ideológico, como à primeira vista indicam, creio que se trata de um fenômeno psíquico, algo mais ligado aos sentimentos do que à razão, ao comportamento humano de um núcleo duro que é do contra porque é do contra, quaisquer que sejam suas motivações.

Estudos de algumas universidades as quais não citarei por não ter permissão por escrito delas, no Brasil em termos absolutos, estes 5% representam mais ou menos 9 milhões de brasileiros, o mesmo universo dos que lêem habitualmente jornais e revistas da grande mídia, o que pode representar uma primeira pista para entendermos seu pensamento.

Já se considerarmos os 5% do país para nossa cidade termos mais ou menos uns 2.550 pessoas, isso baseado em uma população de 51.000 habitantes, quem ao invés de ler os citados jornais no Brasil, aqui na nossa cidade eles escutam os mais atrasados da política local, procuram sempre os que falar que eles querem ouvir, pessoas que simplesmente são contra o projeto de governo do PT, e que tem elevado a cidade a um patamar diferenciado dos outros administradores, isso é facto, mas esses atrasados políticos tem medo de cair no ostracismo e ficar fora do poder, e as pessoas do contra encontra eco neles para propagar sua idéias de retrocesso para a cidade, já algumas pessoas que os acompanha é que estão iludida por questões pessoais ou por pura falta de informação, por isso torce contra tudo e todos que apoiam esse projeto.

Este projeto de desenvolvimento já estava desenhado na primeira gestão do Maffei e seu partido o PT, e que neste segundo mandato mostra mais força ainda, pois coloca a disposição da nossa cidade um projeto inovador com diversas saídas, focado no desenvolvimento econômico e em diversas áreas tais como, negócios de turismos, negócios industriais, negócios esportivo e negócios agropecuário alem e claros dos negócios do setor de serviços e comercios. Para confirmar isso é só olhar o plano de governo que eles soltaram na eleição de 2008, e mais cobrar isso do PT e do governo Maffei.

Este projeto que esta ai para todos, mostra mais de um caminho, e o empresário de qualquer área poderá se instalar aqui, o que dá uma segurança econômica para cidade e traz a prosperidade, falo isto pelos comentários que ouso pela cidade principalmente os micros e pequenos empresários os quais pude explicar e clarear as informações, eles também passam a enxergar uma prospera cidade para seus negócios e para sua família.

Já alguns moradores de nossa ciadade. Qualquer que seja o assunto, política, futebol, literatura, música, cinema, observações de viagem, mulheres bonitas, praias, botecos ou buracos de rua, sempre aparecem com o mesmos discurso, escrevendo as mesmas coisas, com os mesmos argumentos: nada funciona, ninguém presta, tudo está ruim, a vida não vale à pena. Estes também estão entre os 5%.

Mas como sempre digo a eles se nada presta tudo ta uma verdadeira mer...., -porque ainda resiste em aceitar um projeto como esse que tem 99% para dar certo, e vocês se apegam no 1% que possível mente pode dar errado, e mesmo que de errado a cidade nada perde, pois como ficou bem claro no pronunciamento dos vereadores Robertinho, Ednilson e Miraci nas seções, -isso não é DOAÇÃO E SIM CONCESSAÇÃO DE USO. Quer dizer empréstimo se nada der certo a terra voltara para mãos do município e com tudo que tiver construido em cima da terra.

Sem comentários: