domingo, 6 de dezembro de 2009

A Verdade sobre o contas abetar/Uol, ONG política

BLOG DO U: Contas Abertas/Uol foi fundado pelo Augusto Carvalho (PPS), Secretário de Saúde do Arruda, até a eclosão do escândalo do panetone.

O Contas Abertas/Uol se tornou um instrumento importante para desgastar o Governo Lula. O melhor de tudo (para eles) é que ninguém se dá ao trabalho de checar as suas informações.
Como sou um “chato de galochas” resolvi verificar como eles apresentam as informações sobre as contas do Distrito Federal (onde o Augusto de Carvalho era Secretário de Saúde, até a semana passada) e as da União (Governo Lula).

A manipulação da informação é simples e engenhosa, como demonstrarei a seguir:

1. O relatório das contas do Distrito Federal apresenta as colunas, Dotação Autorizada (Orçamento aprovado pela Câmara Legislativa e sancionado pelo Governador do Distrito Federal acrescido ou subtraído por eventuais créditos adicionais e/ou remanejamentos), Empenho Liquidado (Verba já compromissada, no estágio de liquidação, ou seja, encontra-se pronto para o pagamento) e um percentual do valor empenhado sobre o valor autorizado.

2. O relatório das contas da União apresenta as colunas, Dotação Autorizada (Orçamento aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente da República acrescido ou subtraído por eventuais créditos adicionais e/ou remanejamentos), Valor Empenhado (Verba já compromissada, ou registrada no orçamento ainda não paga) e Valor Pago (Desembolso já efetuado)

Para um leigo em orçamento público, parece que não há problema algum e não se percebe manipulação da informação contra o Lula.

Ocorre que há uma grande diferença entre Valor Liquidado e Valor Pago.

Explicando melhor, o desembolso ou pagamento de uma obra ou serviço se dá em até três meses após a liquidação. Portanto, o Valor Pago sempre será menor do que o Valor Liquidado, até o último mês do ano.

O que significa que o Contas Abertas/Uol sempre mostrará uma “ineficiência” do Governo Lula porque ele considerará o Valor Pago enquanto que para o Distrito Federal mostrará o Valor Liquidado.

O percentual Valor Pago/Valor Empenhado será sempre menor – às vezes muito menor, se for nos primeiros meses do ano – do que o percentual Valor Liquidado/Valor Empenhado.

Engenhoso, não? Com essa simples manobra, o Contas Abertas/Uol criará a imagem de que um governo do DEM (incluindo o PPS) é melhor gestor do que o Governo Lula.

Uma pergunta que não quer calar: porque o Contas Abertas/Uol – do Augusto de Carvalho (PPS), Secretário de Saúde do Arruda até a semana passada – acompanha as contas do Estado do Rio de Janeiro e não acompanha as do Estado de São Paulo, que é o segundo maior orçamento do país, perdendo apenas para o da União???

Como se vê, o Serra está blindado de tudo quanto é lado.

Tanto pelas Organizações Serra (em que se inclui o Contas Abertas/Uol), como pelo Google, conforme constatamos via a ausência de imagens do desabamento do viaduto do Rodoanel. (Clique aqui)

-PS.Agora, de tanto a gente berrar, junto com outros blogueiros, já tem imagem do desabamento. Vitória nossa!


Sem comentários: