sábado, 12 de dezembro de 2009

Metade da população usa celular, mas podemos creditar isto às privatizações?


BLOG DO U: É comum ouvirmos os argumentos falsos de que, antes da privatização das telecomunicações os telefones fixos custavam uma fortuna, poucos tinham acesso a eles, e agora, quase todo brasileiro tem um com direito a aquisição de celulares.


Veja o que diz um usuario do sistema de telefonia.



Até a década de oitenta, início dos anos noventa, os telefones fixos realmente custavam uma pequena fortuna, e tinha gente que vivia exclusivamente da locação deles, mas não podemos creditar sua expansão à privatização. Temos que ter em conta que os preços absurdos da telefonia fazia parte da política elitista e excludente de nosso país, até então administrado pela direita e por militares inescrupulosos com as mesmas características colonizadoras.Pois vamos esclarecer alguns pontos [...]


As estatais serviam de cabide de emprego às minorias e aos interesses dos estrangeiros, um pobre ter acesso aos seus produtos e serviços era realmente uma tarefa muito árdua.Lembro-me que tinha um telefone fixo, alugado, e quando fui comprar o meu primeiro Motorola passei o dia inteiro na fila da Telebrasília para poder reservar o número, logo que estes começaram a surgir no Brasil.


O atendimento era precário, pois os funcionários públicos achavam que estavam prestando um grande favor aos usuários, como até hoje é, mas éramos atendidos por pessoas e não robôs.


Apesar dos argumentos da Rede Globo -- que continua fazendo campanha abertamente para o PSDB -- a introdução do celular no Brasil nada tem a ver com as privatizações e outra, se as telecomunicações ainda fossem do Estado, na atual gestão, a telefonia estaria estendida a todos os usuários, com tarifas bem mais em conta que as atuais e com mais telefones públicos instalados, que após a privatização quase sumiram das ruas.


Hoje, apesar das facilidades, a assinatura básica de um telefone fixo custa aqui no Ceará algo em torno de R$ 40,00 reais por mês.As tarifas da telefonia móvel no Brasil são absurdamente caras, e, além disso, ainda temos que pagar para ver o saldo, para mudar de plano e para ficar dependurado no aparelho atá assar as orelhas com os malditos robôs na hora de resolver algum problema. Seus créditos sumiram? Dane-se!


Nunca vi serviço mais ordinário que os (dês) prestados pela atual telefonia aqui no Brasil, e desafio qualquer operadora a dizer ao contrário.Confesso que não sei distinguir a pior.


De qualquer forma, metade da população brasileira possui telefone celular porque o presidente Lula teve a ousadia de dar uma refrega aos pobres, melhorando a distribuição de renda.Aonde a Rede Globo e o PSDB vêm vantagem em ter privatizado a telefonia?

No bolso de Carlos Jereissati e Daniel Dantas, apenas.


Imagem adquirida do blog Flanar

Sem comentários: