sábado, 5 de março de 2011

Encontros buscam diagnóstico da saúde nas regiões de Sorocaba e Itapeva

BLOG O MURAL: Vereadores Marquinhos, Robertinho e Urias, de Porto Feliz, participaram do encontro que decidiu pela realização de Caravanas Regionais do SUS.

A realização de Caravanas Regionais em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde) foi decidida no último dia 26/2, em encontro que reuniu cerca de 30 vereadores, diretores de saúde, sindicalistas e lideranças de 12 cidades das regiões de Sorocaba e Itapeva. Porto Feliz esteve representada no encontro pelos vereadores petistas Marco Antonio Campos Vieira, Roberto Brandão Rodrigues e Urias de Oliveira.

Promovido pelo mandato do deputado estadual Hamilton Pereira (PT), em conjunto com a Macrorregião Sorocaba do PT, o encontro debateu a participação social no controle e fiscalização de políticas públicas de saúde.

As caravanas deverão ser organizadas por microrregiões e, além de esclarecer os participantes sobre qual o papel de cada ente federativo na gestão da Saúde, também promoverá a elaboração de diagnósticos regionais do setor. “A informação é a principal arma da sociedade para cobrar mais efetividade na aplicação dos recursos da saúde”, explicou o diretor do Conselho Nacional de Saúde, José Marcos de Oliveira. “Municípios localizados numa mesma microrregião têm problemas que são comuns, por isso, a decisão desse grupo de elaborar diagnósticos por microrregiões”, completa.

Segundo a Secretária de Formação da Macrorregião petista, Mara Melo, a partir desse diagnóstico, o debate será ampliado. “Queremos trazer o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para debater os problemas levantados e buscar soluções regionais para os mesmos”, explica. Já a vereadora de Mairinque, Ildeia Maria, ressaltou que o debate final deve estar focado em Sorocaba. “Queremos discutir que papel tem cumprido a Diretoria Regional de Saúde, o que mudou em nossa região desde que a mesma foi instalada”, salientou.

O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) que abriu o encontro em seu escritório político destacou que a carência de informações é o principal obstáculo à sociedade para lutar por melhores condições na área da saúde. “Se atentarmos para os problemas de cada localidade verificaremos que há muito de má gestão e, por isso, essa iniciativa de socializarmos informações é tão importante”, defendeu.

José Marcos alertou que não há solução imediata para os problemas da saúde. “Esse debate que fazemos hoje é um sinalizador para melhorias que deverão vir a longo prazo”, observou. “Devemos nos questionar sobre o que temos feito, politicamente, para mudar essa situação”, completou.

O Conselheiro apontou algumas irregularidades comumente praticadas na execução do orçamento da Saúde como limpeza urbana e remoção de lixo, ações de assistência social, pagamentos de aposentadorias e pensões de servidores e compra de merenda escolar, entre outras coisas. Ele orientou os vereadores a participarem dos Conselhos Municipais de Saúde como observadores, assim como acompanharem a prestação de contas das Prefeituras sobre os investimentos na área da Saúde.
São Paulo

Ponto importante discutido no encontro foi o papel do Estado de São Paulo enquanto gestor de Saúde. Segundo José Marcos de Oliveira, auditoria realizada pelo DenaSUS nas contas do estado apontaram que o mesmo é o que menos investe no fortalecimento dos municípios para a atenção primária. “Não nos bastam os números de percentuais investidos na saúde, o que queremos é a efetividade do investimento”, salientou.

A apresentação da auditoria do SUS nas contas do Estado de São Paulo também fará parte da programação das Caravanas Regionais. Segundo o vereador Fuad Abrão Isaac, de Itapetininga, o município sedia um Hospital Regional que desde janeiro de 2010 não recebe nenhum recurso do Governo do Estado.

Sem comentários: